quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Dicas das meninas que tiveram beta positivo - Fórum e-familynet

Não sei se já contei aqui, mas sou uma profissional da área de exatas e simplesmente apaixonada por números. Nestes dias loooongos em que fiquei esperando para fazer o Beta (infelizmente, negativo), precisava preencher minha cabeça de alguma forma e acabei fazendo um estudo divertido.

O e-familynet é um portal que traz matérias e têm diversos fóruns sobre gravidez e maternidade. E eu venho participado de um fórum específico sobre Tratamentos de Fertilidade. Lá sempre encontrei informação e apoio, pois as meninas/mulheres que estão por lá estão passando pelas mesmas situações que eu. Super recomendo!!!

Um dos tópicos mais acessados é sobre as dicas das meninas que tiveram beta positivo. Aqueles depoimentos ajudam naquelas horas de angústia e nos dão força para acreditar que existe resultado positivo com a fertilização in vitro. Este tópico já tem duas partes e isto é maravilhoso pois são muitas as mulheres que conseguiram engravidar!!! Todas sonham em respondê-lo um dia! 

Resolvi então, nas minhas horas vagas destes últimos dias, aproveitar meus conhecimentos sobre números e indicadores e fiz a tabulação de todos os questionários que foram respondidos desde a criação do tópico, em 2011. Agora, além de ler cada depoimento vocês podem também analisar os resultados de uma forma geral. Geeeente, levei 4 dias inteiros pra terminar o estudo mas gostei do resultado! Espero que vocês gostem também!!!

Links dos tópicos:

Vocês sabiam que 352 mulheres responderam o questionário??? Sim!!! Considerei todos os questionários respondidos por aquelas que tiveram seu positivo, desde a criação em 2011 até a página 65, da Parte 2, respostas até 26/setembro. Prometo que de tempos em tempos farei uma atualização com as novas respostas dadas depois disso, ok? ;)

Os dois tópicos (Parte 1 e Parte 2) tiveram menos participação nos dois últimos anos. Tenho certeza que foi menos participação mesmo e não menos positivos!!! Neste ano de 2016 foram 28 mulheres que compartilharam suas histórias.


Vejam que interessante: a maior parte das mulheres que tiveram seus positivos, cerca de 73%, transferiram apenas 2 embriões


E em 54% dos casos positivos os embriões foram transferidos em estágio de blastocisto, ou seja, com mais de 5 dias. Outros 24% transferidos em D3. Tem dúvidas sobre isso? Dá uma espiadinha neste post que escrevi: http://bebedeprovetafiv.blogspot.com.br/2016/09/embrioes-em-d3-x-embrioes-em-d5.html

Lá no início as meninas não colocavam a informação sobre o estágio do embrião por isso o alto número de questionários sem informação.


A maior partes das fivetes que tiveram seus positivos tem entre 30 e 39 anos. Elas representam 75% de todas as respondentes do questionário.


E vamos falar de sintomas. O que você acha: aquelas que tiveram seus sonhados positivos tiveram ou não pelo menos algum sintoma?? 
SIMMMMMM!!! Quase 90% das mulheres citaram pelo menos um sintoma em seus questionários. Vale ressaltar que muitos deles foram respondidos assim: - Senti nadinha, somente cólica e dor de cabeça que são por conta do utrogestan... Nestes casos, considerei SIM, que houve algum sintoma. A ideia aqui era analisar se houve algum deles e não a causa.



Os dois sintomas mais citados pelas fivetes foram dores de cabeça e fisgadas, sejam elas no baixo ventre, laterais, ovários, virilha.... cada um deles foi comentado por cerca de 25% das meninas.

E a famosa borra de café??? Apenas 10% das meninas tiveram algum tipo de sangramento ou corrimento rosado, caramelo, marronzinho ou borra de café. Então, nada de ficar decepcionada se você não passar por isso! 

Tem até uns sintomas bem diferentes, como dor nos dentes e falta de apetite.

E você o que tem sentido nestas semanas após a transferência de embriões?



Esse aqui foi uma surpresa pra mim!!! Eu achava que todo mundo fazia o teste de farmácia, mas uma grande parte das meninas, quase 38% não fizeram o teste, se seguraram até o dia do beta!!!

6% fizeram o teste e deu negativo, ou seja, só descobriram a gravidez com o Beta HCG. É, eles derem certo pra boa parte, mas no fundo, no fundo não garantem porque precisam de uma grande quantidade do hormônio na urina o que pode demorar pra aparecer, principalmente se o teste de farmácia for feito muito cedo.



Mais de 50% das mulheres fizeram o exame de Beta HCG entre o décimo e décimo segundo dia. O que vemos normalmente é que quem transfere em estágio de blastocisto costuma fazer no décimo e quem transfere em D3 faz no décimo segundo, certo? 




Meninas, pra quem tinha alguma dúvida sobre ser possível engravidar na primeira tentativa de fertilização in Vitro, vejam que resultado interessante, e pra mim, surpreendente: 40% das fivetes tiveram seus positivos na primeira tentativa. Não é demais?? 




Este indicador acabou tendo uma grande distorção, isso porque 41% das meninas preenchem o questionário quando acabam de fazer o beta. E claro, eu super entendo!!!! Mas acabei não capturando a quantidade de bebês que foram gerados para a maioria delas.

Para aquelas que responderam após o primeiro ultrassom, 37% engravidaram de um bebezinho e 20% de gêmeos!! Realmente a taxa de gêmeos em FIV é alta, não? Comprovada pelas nossas meninas!!!




E por fim, seguindo fielmente o questionário, trago aqui as 28 clínicas mais citadas pelas fivetes que tiveram seu sonho realizado! Vale reforçar que não conheço boa parte delas e esta não é uma classificação da melhor clínica, e sim e tão somente, a quantidade de vezes em que elas foram citadas (mais de 5 vezes). Outras 100 clínicas foram indicadas pelas respondentes aparecendo 4 vezes ou menos.


Bom meninas, é isso!!
Dica: se clicarem no gráfico ele aumenta de tamanho e você consegue vê-lo com mais nitidez.
Espero que tenham gostado! É um resumão de todos aqueles depoimentos que foram deixados para nós com tanto amor e carinho. Que continuem sendo postados sempre para que a esperança de nos tornarmos mamães nunca se apague!!!
Deixem seus comentários aqui embaixo! Vou ficar super feliz!!!

Beijos férteis e amorosos para todas as tentantes e fivetes!!
Tata.

8 comentários:

  1. Eu adorei sua pesquisa! De verdade!! Eu sou profissional da área da saúde, adoro artigos e comprovações científicas de tudo. Esse seu trabalho ficou incrivelmente bem feito. Não acha que rola uma publicação? =)
    ESpero que seu coração esteja se acalmando e ganhando forças pra conquistar o seu maior sonho.
    Um beijo bem grande,
    www.eontemeuchorei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Flor, que iniciativa maravilhosa! Eu fui uma dessas meninas do e-family que respondeu o tópico. Eu engravidei de gêmeos. Hoje, não participo mais do e-family. Uma coisa que eu gostaria de deixar aqui é que, infelizmente, nem todas as informações contidas no fórum são verídicas. Alguns perfis são fakes, criados especificamente para promover determinado médico. Infelizmente acontece isso por lá... Mas muitos relatos são verídicos, sim! Você que gosta de pesquisas vai conseguir identificar facilmente quem é fake e quem não é.

    ResponderExcluir
  3. Tata, amei o post, fiquei impressionada com sua habilidades. Foi muito útil para mim, obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.
    E vamos rumo ao nosso positivo.
    Beijos
    Ptt(Fiv-Amadurecimento da Alma)
    http://fivamadurecimentodaalma.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  4. ...suas* habilidades...

    Beijos
    Ptt(Fiv-Amadurecimento da Alma)
    http://fivamadurecimentodaalma.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  5. Tasas, seu trabalho está perfeito e realmente de utilidade pública. Muito obrigada por ter compilado toda essas informações e trazido para nós que ainda estamos a caminho do sonho. Realmente ler coisas boas assim traz uma paz..
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Muito legal! Parabéns! Só senti falta das informações sobre o repouso.

    ResponderExcluir
  7. Que estudo lindo!!! Muito obrigada por dividir isso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, obrigada!! Estou tomando coragem pra atualizá-lo! rsrsrs Já faz um tempinho! Bjs e seja bem-vinda ao blog!

      Excluir