quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Dieta da Fertilidade - O que comer durante a FIV?

Minha experiência com nutricionistas no passado não foi lá estas coisas, como eu disse em outro post, sempre fui "magra de ruim" e o único regime de engorda que deu um pouco certo foi comer um Mc Lanche Feliz antes do jantar. Isso se repetiu por um mês... mas a que preço né? Sem saúde nenhuma...

Desta vez a recomendação do médico foi passar pela nutricionista da clínica. Não vou dizer que foi a visita mais prazeirosa do mundo, mas tudo vale a pena pra conquistar o meu grande sonho!! Ela fez uma pequena entrevista, perguntou o que eu como no dia-a-dia. No geral minha alimentação é saudável, só fico devendo em comer mais vezes aos dia (faço apenas as 3 refeições - café da manhã, almoço e jantar) e colocar mais frutas, verduras e legumes na dieta.

Descobri que uma alimentação baseada em nutrientes específicos mantém os órgãos reprodutores saudáveis e prontos para conceber, podendo até corrigir fatores ligados à infertilidade. A dieta vale para o casal!! Aqui em casa o marido torceu o nariz nas primeiras vezes mas depois acostumou. De fato é uma mudança de hábito, é uma reeducação alimentar, que pretendo manter após a finalização do tratamento e do nosso tão sonhado positivo que está por vir (se Deus quiser!)!

Vou colocar aqui embaixo alguns dos alimentos que me foram recomendados, ok? Ainda assim, minha sugestão é que você também consulte um nutricionista pois a minha situação inicial pode ser diferente da sua!

  • Cereais integrais (fontes de zinco e selênio): substituir o arroz branco pelo arroz integral ou quinoa. Como eu não curto arroz integral, lá fui eu aprender a fazer quinoa. Fica muito gostoso substituindo o arroz mas amei a quinoa com cenoura ralada, geladinha como salada. Outras opções: carnes, frutos do mar, feijão, lentilha, grão de bico. 
  • Castanha do Pará (fonte de selênio): esta foi fácil! Adicionei 2 castanhas (no máximo) na minha dieta, sendo que uma eu como no lanche da manhã e outra no lanche da tarde. O selênio melhora as taxas de fertilização. Outras opções: frutos do mar, cereais integrais, alho, champignon.
  • Vegetais verde-escuro (ácido fólico): amooooooo qualquer um desses... espinafre cozido, brócolis, rúcula. Esses estão no prato todos os dias, preferencialmente no almoço e no jantar. Outras opções: sardinha, suco de laranja, repolho cru, semente de girassol, feijão. Normalmente, nesse período de preparação para a gestação os médicos também receitam cápsulas de ácido fólico. Eu já tomo há mais de um ano. Ele ajuda a previnir má formação do bebê.
  • Cenoura (Vitamina A). Aqui temos outras opções  como brócolis, frutas e vegetais de cor amarela, laranja ou vermelha.
  • Frutas cítricas como acerola, goiaba, morango, kiwi, laranja (Vitamina C). Também pode pimentão amarelo, espinafre, couve refogada, couve-flor cozida. Estou tomando complemento também.
  • Abacate (vitamina E): gente, esse eu confesso que não deu não... só gosto de abacate salgado, e não deu tempo de preparar guacamole neste mês. Outras possibilidades: semente de girassol, amêndoa, nozes, gema de ovo. Estou fazendo gemada algumas vezes, gosto de infância, adoro!! E tomando complemento.
  •  Sardinha (vitamina D): substitui boa parte da carne vermelha por sardinha e outros peixes. A luz solar também ajuda o corpo na produção de vitamina D, bora tomar sol nos horários propícios. Dizem que o sol da manhã é o melhor (até às 10h).
Por fim, as dicas de ouro:
  • Inhame 3 x por semana
  • No dia da transferência + 4 dias: suco de melancia (com a parte branca), gengibre e beterraba. Tomar em jejum. Já comprei todos os ingredientes, amanhã começo!! 
Beijos,
Tata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário