domingo, 18 de setembro de 2016

Hormônio anti mulleriano (AMH): já ouviu falar dele?

Hormônio anti mulleriano (AMH): já ouviu falar dele?

Eu também não tinha ouvido falar, nunquinha, até ter sido diagnosticada com AMH baixo para a minha idade. Foi um soco no estômago!

Resolvi escrever sobre ele pois acredito que TODAS as mulheres que desejam um dia ser mães, deveriam fazer este exame, independente de suas idades. Se eu tivesse recebido esse toque (ou essa dica) anos atrás pode ter certeza que minhas decisões sobre a maternidade poderiam ter sido um pouco diferentes...

Mas afinal, o que é o tal do hormônio anti mulleriano? É uma substância que determina qual a quantidade de óvulos que a mulher dispõe em seus ovários. Através do exame AMH (ou HAM) é avaliado o nível da reserva ovariana que demonstra qual a sua capacidade de engravidar naturalmente. Quanto menos óvulos maior a dificuldade para engravidar e vice-versa.

É importante dizer que a quantidade de óvulos disponíveis em nossos ovários vai reduzindo gradativamente com o passar do tempo. Quando nascemos temos cerca de 2 milhões de folículos, chegando na idade de menstruar com cerca de 500 mil óvulos.  Cada ciclo menstrual consome, em média, 1.000 folículos e apenas 1 deles fica "maduro", pronto para ser fecundado. Na minha idade, com 37 anos, a mulher produz cerca de 25 mil óvulos e chegará aos 50 com praticamente nada. Quanto maior a idade teremos menos folículos e ainda de pior qualidade.

Levando-se em conta que as novas gerações deixam pra engravidar cada vez mais tarde (e vamos lá, sou super a favor!) esse simples exame pode ajudar muitas garotas a se planejarem melhor sobre a questão da maternidade, por exemplo, orientando-as para o congelamento de óvulos ainda quando possuem muitos deles. O importante aqui não é engravidar cedo e sim avaliar a quantidade/ qualidade de seus óvulos e de repente se preparar para um futuro "mais fértil"!

Voltando ao meu caso, fui diagnosticada com AMH 1,02, só que em média, mulheres com 37 anos apresentam AMH de 13 como está representado pela linha contínua (Average). Veja também que a curva tem queda brusca após os 35 anos. Custa nada fazer o exame, não é meninas?!

Gráfico retirado de http://www.mikix.com/

Falando dele, este exame é feito através de um simples exame de sangue em qualquer momento do ciclo menstrual. O resultado demora, pelo menos onde eu fiz, uns 20 dias pra ficar pronto.

Impossível engravidar? No meu caso, naturalmente será bem difícil, mas graças a Deus a ciência e a tecnologia estão aí pra auxiliar as mulheres com problemas de fertilidade. São inúmeras opções de tratamento disponíveis e no nosso caso escolhemos pela Fertilização In Vitro.

Repito: façam seus exames independente de sua idade atual e da vontade de ser mãe neste momento!

Beijos,
Tata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário